Canoas que nos perdoe, mas a verdadeira “Cidade do Xis” é Santa Maria. O consumo desse icônico lanche une a comunidade da cidade Coração do Rio Grande em torno de suas numerosas opções e estabelecimentos.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A verdade é que ninguém sabe, ao certo, a verdadeira origem desse lanche, mas as histórias especulam que tudo começou na década de 1970, com o famoso cheeseburger americano. O que já era bom, ficou ainda melhor aqui pelo Estado, com a adição de novos ingredientes e o ato de prensar o xis em uma chapa quente. Desde então, ele virou um símbolo gastronômico e ganhou diferentes adaptações.
Com o olhar de apenas uma lente, em um dos aplicativos de delivery da cidade (e que não representa a totalidade do mercado), encontramos 95 restaurantes oferecendo o famoso xis em seus cardápios. Com uma oferta que abarca mais de 1.296 sabores disponíveis, a Cidade do Xis se destaca também pelo consumo e pelo amor por esse lanche que tem sabor apetitoso e custo baixo.
Agora é Lei… E ainda temos um Festival!
Santa Maria, que já era popularmente conhecida como a Cidade do Xis, foi oficialmente reconhecida com o título através de uma lei, assinada no último dia 7 de março, na Câmara de Vereadores de Santa Maria.
De autoria do vereador Givago Ribeiro (PSDB) e aprovado por unanimidade, o projeto também coloca o Festival do Xis no calendário oficial do município. A primeira edição do evento foi realizada nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2023 e reuniu cerca de 30 mil pessoas na Vila Belga.
Uma grande oferta
A diversidade de sabores é um dos pontos fortes da Cidade do Xis, com destaque para alguns estabelecimentos tradicionais, como o Xis do Bira, o Fome Sem Lei e o Bacco Xis, que oferecem até 51 opções de sabores. Outros estabelecimentos, como o Paladar Lanches, o Xis do Fofão e o La Fome Lanches também contribuem para a riqueza da oferta, todos com mais de 25 sabores e cada um com suas especialidades e peculiaridades.
Os mais pedidos no app
No que diz respeito aos sabores mais requisitados, é interessante notar que o xis completo lidera a preferência, totalizando 21,09% das escolhas. Em seguida, o xis filé se destaca com 20,12%, seguido de perto pelo sabor bacon, com 18,18%.
O sabor de frango também aparece como uma opção popular, representando 11,48% das vendas, enquanto o xis salada e o xis coração conquistam 9,97% e 9,27% do consumo, respectivamente. A variedade calabresa completa a lista com 5,74% de pedidos. Essa distribuição de preferências revela a diversidade de gostos e a oferta abrangente de sabores apreciados pelos clientes.
Consumido por toda a cidade
O consumo de xis alcança todos os cantos da cidade, evidenciando-se pela média mensal de 4.700 unidades vendidas. Esse apreço culminou no mês de maio de 2023, quando foram comercializadas mais de 5 mil unidades, demonstrando a devoção dos santa-marienses pelo saboroso lanche. Os bairros de maior consumo neste período foram o Centro, Camobi e Nossa Senhora de Fátima, revelando-se como polos gastronômicos proeminentes na região.
Um lanche que agrada a todos
Ao analisar o perfil dos consumidores, observa-se uma preferência clara entre os jovens e adultos, com a faixa etária de 20 a 29 anos representando 44,30% do consumo, seguida pelos indivíduos de 30 a 39 anos, com 32,95%. A diversidade etária é um reflexo da popularidade do xis, o que demonstra que o consumo desse lanche transcende barreiras geracionais. Ou seja: é o lanche que abraça o coração de todas as idades.
Os sabores mais requisitados revelam as preferências dos consumidores, com o completo liderando a lista com 21,09% das escolhas, seguido por filé, bacon, frango, salada e coração, todos contribuindo para a variedade de experiências gastronômicas disponíveis na cidade.
Portanto, com todo respeito a Canoas, comer um xis em Santa Maria não é apenas comer um lanche, mas é uma ação, um símbolo cultural que une moradores e visitantes em torno dessa iguaria saborosa e diversificada e que enriquece a identidade culinária daqui.
O consumo do xis promove a economia dos estabelecimentos que servem esse lanche tradicional e, dessa forma, não há mesmo dúvidas: Santa Maria é a verdadeira Cidade do Xis.